sábado, 21 de março de 2009

Colóquio Europeu de Ética e Psicologia

Terminou ontem o IV Colóquio Europeu de Ética e Psicologia organizado – mais uma vez – pelo ISPA.

Participei numa mesa subordinada ao tema “Da Ética organizacional à Responsabilidade Social das Empresas”, com a Helena Gonçalves (UCP-Porto), a Paula Carneiro (Microsoft) e  o Franklim Abreu (Alter Via).

Excelente moderação do Rui Bártolo Ribeiro.

Confirmei os meus piores receios. O debate sobre estas matérias em Portugal revela uma situação preocupante. As Universidades continuam a defender os modelos anglo-saxónicos, de índole liberal e neo-liberal, afinal, os modelso responsáveis por esta crise em que nos encontramos.

Esquecem-se que vivemos na Europa e temos referenciais verdadeiramente europeus.

Por outro lado, misturam a Ética nos Negócios com o Desenvolvimento Sustentável (?) e com a Responsabilidade Social. Continuam a considerar que é tudo um “acto voluntário” das empresas.

Será que, voluntariamente, é admissível que muitas empresas continuem a não respeitar os mais elementares direitos humanos? E que não cumpram os limites de emissão de CO2?

 

Excelente o modelo equilibrado que a Paula Carneiro apresentou. A Microsoft Portugal não brinca em serviço e os resultados do Benchmarking a nível do grupo assim o demonstram. Primeiro Lugar, muito destacado.Parabéns!

A Patrícia Palma e o Rui Bártolo mais uma vez conseguiram uma mesa equilibrada. Pena foi a Helena Gonçalves não ter respeitado o tempo de que dispunha para a sua intervenção.

 

Espero que o ISPA publique as intervenções.

Vamos ficar à espera da 5ª. edição!

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário